1. Âmbito e Objeto das Condições Gerais da Loja
O presente documento, juntamente com o formulário de encomenda, e os demais elementos referidos no mesmo, regula os termos e condições gerais de acesso e utilização da Loja Online da Marina Parque das Nações, com sede no Edifício da Capitania – Passeio de Neptuno, 1990-193 Lisboa, sob o número único de matrícula e de identificação de pessoa coletiva nº 503657140, com o capital social de € 984.052,32, (doravante designada “MPN”), disponível através do endereço www.marinaparquedasnacoes.pt/loja/ (o “Website”).
O acesso e a utilização da Loja Online atribuem ao Utilizador a condição de cliente e requerem a aceitação plena e sem reservas de todas as disposições incluídas nos presentes Termos e Condições, vigentes em cada momento em que aceda à Loja Online. Caso o Utilizador não aceite integralmente cada uma das condições apresentadas, não deverá aceder à Loja Online.
A encomenda de produtos deve ser feita por Utilizadores com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos (indivíduos com idade inferior terão de ter autorização dos seus representantes). Os elementos e informações transmitidos pelo Utilizador gozarão de plenos efeitos jurídicos, reconhecendo o Utilizador as aquisições eletrónicas, não podendo este alegar a falta de assinatura para incumprimento das obrigações assumidas.
A MPN reserva-se o direito de, a todo o momento, modificar qualquer parte do Website e/ou as condições requeridas para aceder e/ou utilizar o mesmo. O Utilizador será avisado com a maior antecedência possível antes de ser implementada qualquer alteração a estes Termos e Condições ou da decisão da MPN de fazer cessar os mesmos. A MPN informará o Utilizador de tais alterações ou cessação através do endereço de e-mail que o Utilizador tenha fornecido à MPN. Não obstante, é aconselhável que o Utilizador consulte periodicamente os Termos e Condições em vigor no Website, uma vez que está juridicamente vinculado aos mesmos.
2. Informação de Produto e Conteúdos
A MPN fará todos os possíveis para que a informação apresentada não contenha erros tipográficos, sendo que serão rapidamente corrigidos sempre que estes ocorram. Caso adquira um produto que tenha características diferentes às apresentadas online, tem o direito de proceder à resolução do contrato de compra nos termos legais aplicáveis (direito de livre resolução – ver ponto 7).
A MPN fará todos os possíveis para enviar a totalidade dos produtos encomendados, mas é possível que, em determinados casos e devido a causas dificilmente controláveis pela MPN, como erros humanos ou incidências nos sistemas informáticos, não seja possível disponibilizar algum dos produtos pedidos pelo Utilizador. Caso algum produto não esteja disponível depois de ter realizado a encomenda, o Utilizador será avisado, por correio eletrónico ou através de telefone. Nesse momento ser-lhe-á apresentada a possibilidade de anular a encomenda com o respetivo reembolso, caso já tenha efetuado o respetivo pagamento.
Todas as informações sobre preço, produtos, especificações, ações promocionais e serviços poderão ser alteradas a qualquer momento pela MPN.
3. Responsabilidades
3.1. Todos os produtos e serviços comercializados na Loja Online Marina Parque das Nações estão de acordo com a Lei Portuguesa.
3.2. A Loja possui os adequados níveis de segurança, contudo a MPN não será responsável por quaisquer prejuízos sofridos pelo Utilizador e/ou por terceiros, em virtude de atrasos, interrupções, erros e suspensões de comunicações que tenham origem em fatores fora do seu controlo, nomeadamente, quaisquer deficiências ou falhas provocadas pela rede de comunicações ou serviços de comunicações prestados por terceiros, pelo sistema informático, pelos modems, pelo software de ligação ou eventuais vírus informáticos ou decorrentes do descarregamento (“download”) através do serviço de ficheiros infetados ou contendo vírus ou outras propriedades que possam afetar o equipamento do Utilizador. Se por algum motivo de erro de acesso ao sítio eletrónico da Loja Online Marina Parque das Nações houver impossibilidade de prestação de serviço, a MPN não será responsável por eventuais prejuízos.
3.3. As consultas de dados e informação efetuadas no âmbito do acesso e/ou utilização da Loja Online, presumem-se efetuadas pelo Utilizador, declinando a MPN qualquer responsabilidade decorrente a utilização abusiva ou fraudulenta das informações obtidas.
3.4. A MPN não será responsável por quaisquer perdas ou danos causados por utilizações abusivas da Loja Online que lhe não sejam diretamente imputáveis a título de dolo ou culpa grave.
3.5. A MPN não é responsável pelos prejuízos ou danos decorrentes do incumprimento ou cumprimento defeituoso do Serviço quando tal não lhe seja direta ou indiretamente imputável a título de dolo ou culpa grave, não se responsabilizando designadamente por (i) erros, omissões ou outras imprecisões relativos às informações disponibilizadas através da Loja Online; (ii) danos causados por culpa do Utilizador ou de terceiros, incluindo as violações da propriedade intelectual, (iii) pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso que resulte do cumprimento de decisões judiciais ou de autoridades administrativas ou (iv) pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso que resulte da ocorrência de situações de força maior, ou seja, situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à MPN e que pela mesma não possam ser controladas, tais como incêndios, cortes de energia, explosões, guerras, tumultos, insurreições civis, decisões governamentais, greves, terramotos, inundações ou outros cataclismos naturais ou outras situações não controláveis pela MPN que impeçam ou prejudiquem o cumprimento das obrigações assumidas.
3.6. A MPN não garante que:
i) a Loja Online seja disponibilizada de forma ininterrupta, sem erros ou funcione de forma infinita;
ii) a qualidade de qualquer produto, serviço, informação ou qualquer outro material comprado ou obtido através da Loja Online preencha quaisquer expectativas do Utilizador em relação ao mesmo;
iii) qualquer material obtido de qualquer forma através da utilização da Loja Online é utilizado por conta e risco do Utilizador, sendo este o único responsável por qualquer dano causado ao seu sistema e equipamento informático ou por qualquer perda de dados que resultem dessa operação.
iv) nenhum conselho ou informação, quer oral quer escrita, obtida pelo Utilizador de ou através da Loja Online criará qualquer garantia que não esteja expressa nestas Condições Gerais.
3.7. O Utilizador aceita que a MPN não pode de forma nenhuma ser responsabilizada por qualquer dano, incluindo, mas não limitado a, danos por perdas de lucros, dados, conteúdos, ou quaisquer outras perdas (mesmo que tenha sido previamente avisado pelo Utilizador sobre a possibilidade da ocorrência desses danos), resultantes:
i) do uso ou impossibilidade de uso da Loja Online;
ii) da dificuldade de obtenção de qualquer substituto de bens/serviços;
iii) do acesso ou modificação não autorizado a bases de dados pessoais.
4. Obrigações do Consumidor
4.1. O Utilizador compromete-se a utilizar o Website, no geral, e a Loja Online, em particular, em estrito cumprimento com todas as disposições legais aplicáveis, abstendo-se de toda e qualquer atividade que atente a lei, moral e bons costumes ou direitos de terceiros.
4.2. O Utilizador compromete-se ainda, a:
i) Facultar dados pessoais e moradas corretas;
ii) Não utilizar identidades falsas;
iii) Respeitar os limites de encomendas impostos.
4.3. Caso algum dos dados esteja incorreto ou seja insuficiente, e por esse motivo haja um atraso ou impossibilidade no processamento da encomenda, ou eventual não entrega, a responsabilidade é do Utilizador, sendo que a MPN declina qualquer responsabilidade. No caso de o consumidor violar alguma destas obrigações, a MPN reserva-se no direto de eliminar futuras compras, bloquear o acesso à loja, cancelar o fornecimento de quaisquer outros serviços disponibilizados em simultâneo pela MPN ao mesmo Utilizador; e, ainda, não permitir o acesso futuro do Utilizador a algum ou quaisquer serviços disponibilizados pela MPN.
4.4. É expressamente vedada a utilização dos produtos e serviços adquiridos para fins comerciais, designadamente para efeitos de revenda de bens.
4.5. Em caso de incumprimento, pelo Utilizador, destes Termos e Condições, a MPN reserva-se o direito de exercer toda e qualquer ação legalmente prevista por forma a acautelar os seus direitos e interesses. Adicionalmente, a MPN reserva-se o direito de, a seu critério, dar como terminado o acesso ou utilização da Loja Online, com ou sem notificação do Utilizador.
5. Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
5.1. O tratamento de dados pessoais efetuado pela MPN cumpre a legislação vigente em matéria de proteção de dados, designadamente, o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”) e demais legislação comunitária e nacional aplicável.
5.2. A MPN é a entidade Responsável pelo Tratamento dos dados pessoais dos Clientes, cujo fundamento de licitude para o tratamento é a formalização de contratos de compra e venda dos produtos comercializados pela Loja Online.
5.3. Os dados pessoais recolhidos pela MPN através do Website destinam-se exclusivamente ao processamento das encomendas e comunicação com os Clientes, processamento de pedidos de informação e de eventuais reclamações; e, em caso de autorização pelo Utilizador, para uso exclusivo das atividades de marketing da MPN.
5.4. Os dados pessoais identificados no formulário de encomenda como sendo de fornecimento obrigatório são indispensáveis à prestação do serviço comercial pela MPN. A omissão ou inexatidão dos dados fornecidos pelo Utilizador são da sua única e inteira responsabilidade e podem dar lugar à recusa de prestação do serviço pela MPN.
5.5. Nos termos da legislação aplicável, é garantido ao Utilizador, sem encargos adicionais, o direito de acesso, retificação e atualização dos seus dados pessoais, diretamente ou mediante pedido por escrito, bem como o direito de oposição à utilização dos mesmos para as finalidades previstas no ponto 5.3., devendo para o efeito contactar a o Encarregado de Proteção de Dados da MPN, através dos seguintes endereços:
- Morada: Edifício da Capitania, Passeio de Neptuno, 1990-193 Lisboa
- Endereço eletrónico: marina.vidal@indice-consulting.pt
5.6. Para informações mais detalhadas sobre o modo como tratamos os seus dados pessoais, por favor consulte a nossa Política de Privacidade, disponível em www.marinaparquedasnacoes.pt/politica-de-privacidade/
6. Cancelamento de encomendas
6.1. A pedido do Utilizador
O Utilizador poderá efetuar o cancelamento da sua encomenda solicitando-o à MPN através do número de telefone ou e-mail referindo o número da encomenda, o qual será aceite desde que a mesma ainda não tenha sido processada. Após o seu processamento, a MPN tentará efetuar a entrega da mesma, mas o Utilizador tem a opção de não a aceitar.
Para o efeito de cancelamento o Utilizador deverá indicar os seguintes dados à MPN:
a) Número da encomenda;
b) NIF com que efetuou a encomenda e morada de entrega.
6.2. Por decisão da MPN
A MPN reserva-se no direito de não processar encomendas, quando verificar alguma inconsistência nos dados pessoais apresentados ou observar má conduta por parte do Utilizador. A MPN reserva-se no direito de não efetuar o processamento de qualquer encomenda ou reembolso, no caso de se verificarem erros nos valores e/ou características dos produtos, quando estes decorrerem de problemas técnicos ou erros alheios à MPN.
7. Devolução (Direito de Resolução)
7.1. O Utilizador, no caso de ser consumidor, pode exercer o direito de resolução sem que lhe seja exigida qualquer indemnização, no prazo de 14 (catorze) dias a contar do dia em que o consumidor adquira a posse física do bem.
Para exercer este direito, o Utilizador poderá usar a minuta indicada abaixo, devendo indicar todos os seus dados de identificação, o serviço subscrito que pretende resolver e a data de subscrição. A comunicação deverá ser feita, por carta, através da devolução do bem adquirido, ou por outro meio adequado e suscetível de prova dentro do prazo acima definido.
O consumidor deve no prazo de 14 (catorze) dias a contar da data da comunicação da resolução devolver os bens à MPN nas devidas condições de utilização.
Minuta para formulário de livre resolução (só deve preencher e devolver o presente formulário se quiser resolver o contrato)
– Para [inserir aqui o nome, o endereço geográfico e, eventualmente, o número de fax e o endereço de correio eletrónico do profissional]:
– Pela presente comunico/comunicamos (*) que resolvo/resolvemos (*) o meu/nosso (*) contrato de compra e venda relativo ao seguinte bem/para a prestação do seguinte serviço (*) — Solicitado em (*)/recebido em (*) —
Nome do(s) consumidor(es) — Endereço do(s) consumidor(es) — Assinatura do(s) consumidor(es) (só no caso de o presente formulário ser notificado em papel).
(*) Riscar o que não interessa.
A embalagem deve ser devolvida completa, tal como foi entregue e acompanhada de toda a documentação recebida, nomeadamente, os seguintes documentos: fatura de venda e o documento que comprova a receção do produto. A embalagem e os documentos indicados deverão ser enviados gratuitamente para a seguinte morada:
Marina do Parque das Nações, S.A.
Edifício da Capitania – Passeio de Neptuno,
1990-193 Lisboa
Se o Utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com portes de envio serão da sua responsabilidade.
7.2. Após receção do artigo(s) devolvido(s) na MPN será reembolsado ao Utilizador o valor correspondente ao valor pago pela encomenda (valor da fatura de venda). Caso o Utilizador tenha utilizado um código de desconto promocional, esse valor não será restituído, ou seja, o reembolso será apenas pelo valor efetivamente pago.
7.3. O método de reembolso do valor a devolver será a transferência bancária, sendo o reembolso feito para a conta bancária (IBAN) indicada pelo Utilizador. O reembolso é efetuado até 14 (catorze) dias após a receção da vontade de livre resolução e da receção da devolução do bem.
7.4. Na falta de qualquer dos componentes do artigo vendido ou, caso qualquer deles não se encontre em excelente estado de conservação, não haverá lugar a qualquer reembolso do preço ou dos portes, sendo o produto reenviado novamente para a morada de expedição inicial.
8. Defeito de fabrico
8.1. Em caso de “defeito de fabrico”, ou seja, quando são detetadas avarias nos equipamentos que, em princípio, não se enquadrem no âmbito da respetiva garantia, o Utilizador deverá devolver o produto/equipamento, juntamente com uma cópia da fatura e o formulário “Pedido de Troca /Devolução do Equipamento” preenchido, no prazo máximo de 30 dias consecutivos a contar da data da fatura, para a seguinte morada:
Marina do Parque das Nações, S.A.
Edifício da Capitania – Passeio de Neptuno,
1990-193 Lisboa
Se o Utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com portes de envio serão da sua responsabilidade.
8.2. Para que a troca do produto possa ser efetuada, deverá assegurar que a embalagem se encontra completa (caixa, manual de instruções, certificado de garantia, terminal e acessórios) contendo todos os componentes que o constituem, em excelente estado de conservação.
8.3. Na falta de qualquer um dos elementos referidos anteriormente, ou caso algum dos componentes não se encontre em excelente estado de conservação, não haverá lugar a qualquer troca, sendo o produto reenviado novamente ao Utilizador.
9. Garantia
9.1. Todos os equipamentos disponíveis na Loja estão devidamente certificados pelas entidades internacionais competentes.
9.2. Os equipamentos e acessórios possuem um período de garantia definido pelo fabricante, que nos termos legais é, no mínimo, de 2 (dois) anos. Este período é considerado a partir da data da fatura do equipamento e só pode ser exercido mediante apresentação do certificado de garantia e/ou comprovativo de compra (fatura) devidamente preenchidos.
9.3. São considerados fora das condições de garantia os equipamentos que tenham ultrapassado o período definido pelo fabricante ou apresentem defeitos causados por desgaste anormal, instalação imprópria, intempéries, descargas elétricas, negligência ou acidentes, mau manuseamento, infiltração de humidade/líquidos, utilização de acessórios não originais e intervenções técnicas por pessoal não autorizado.
9.4. Se o equipamento se avariar, e se estiver abrangido pela garantia, o Utilizador poderá dirigir-se com o mesmo, e respetivo comprovativo de compra e/ou garantia, a um centro de assistência técnica da marca.
9.5. Os acessórios abrangidos pela garantia, que se avariem, deverão ser remetidos, com o respetivo comprovativo de compra e/ou garantia, para a seguinte morada:
Marina do Parque das Nações, S.A.
Edifício da Capitania – Passeio de Neptuno,
1990-193 Lisboa
Se o Utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com portes de envio serão da sua responsabilidade. O Utilizador deve solicitar sempre o Talão dos CTT que comprova o envio da encomenda.
9.6. Se o equipamento se avariar e esta avaria não se encontre abrangida pela garantia, o Utilizador poderá dirigir-se com o mesmo, e respetivo comprovativo de compra, a um centro de assistência técnica da marca.
10. Propriedade Intelectual
10.1. A Loja Online é disponibilizada num Website registado e o serviço prestado no mesmo é da responsabilidade da MPN.
10.2. O Utilizador reconhece que o Website contém informação confidencial e está protegido pelos direitos de autor e conexos, propriedade industrial e demais legislação aplicável.
10.3. O Utilizador reconhece que qualquer conteúdo que conste na publicidade, destaque, promoção ou menção de qualquer patrocinador ou anunciante está protegido pelas leis relativas a direitos de autor e direitos conexos, pelas leis relativas a propriedade industrial e outras leis de proteção de propriedade, pelo que qualquer utilização desses conteúdos apenas poderá ocorrer ao abrigo de autorização expressa dos respetivos titulares.
10.4. O Utilizador compromete-se a respeitar na íntegra os direitos a que se refere o número anterior, designadamente abstendo-se de praticar quaisquer atos que possam violar a lei ou os referidos direitos, tais como a reprodução, a comercialização, a transmissão ou a colocação à disposição do público desses conteúdos ou quaisquer outros atos não autorizados que tenham por objeto os mesmos conteúdos.
11. Condições de Segurança do Serviço
11.1. O Utilizador compromete-se a observar todas as disposições legais aplicáveis, nomeadamente, a não praticar ou a fomentar a prática de atos ilícitos ou ofensivos dos bons costumes, tais como o envio indiscriminado de comunicações não solicitadas (spamming) em violação do disposto na legislação aplicável ao tratamento de dados pessoais e às comunicações publicitárias através de aparelhos de chamada automática, devendo ainda observar as regras de utilização do Serviço, sob pena de a MPN suspender ou desativar o Serviço.
11.2. O Utilizador expressamente reconhece e aceita que a Rede IP constitui uma rede pública de comunicações eletrónicas suscetível de utilização por vários utilizadores, e como tal, sujeitas a sobrecargas informáticas, pelo que a MPN não garante a prestação do Serviço sem interrupções, perda de informação ou atrasos.
11.3. A MPN não garante igualmente a prestação do Serviço em situações de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o mesmo se suporta ou de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à MPN e que pela mesma não possam ser controladas).
11.4. Em caso de interrupção da prestação do Serviço por razões de sobrecarga imprevisível dos sistemas em que o mesmo se suporta, a MPN compromete-se a regularizar o seu funcionamento com a maior brevidade possível.
12. Suspensão e desativação da Loja Online
12.1. Independentemente de qualquer comunicação prévia ou posterior, a MPN pode, em qualquer altura, e de acordo com o seu critério exclusivo, descontinuar, de modo total ou parcial, a disponibilização da Loja Online a um ou todos os Utilizadores.
12.2. A MPN reserva-se ainda o direito de suspender ou fazer cessar imediatamente o acesso à Loja Online, nos seguintes casos:
a) Quando o Utilizador não observe as condições de utilização referidas no ponto 4 e outras referidas nas Condições Gerais;
b) Quando a MPN cesse o acesso à Loja Online, mediante comunicação prévia com uma antecedência de 15 (quinze) dias sobre a data de cessação.
12.3. A suspensão ou a cessação da Loja Online pela MPN, nos termos dos números anteriores, não determina o pagamento de qualquer indemnização ou compensação ao Utilizador ou terceiros, não podendo a MPN ser responsabilizada ou de alguma forma onerada, por qualquer consequência resultante da suspensão, anulação, cancelamento da Loja Online.
12.4. Nas situações acima descritas, a MPN comunicará ao Utilizador, previamente por forma a que este possa, querendo, salvaguardar o conteúdo da sua área de visualização de encomendas no prazo de 3 (três) dias úteis a contar do envio do e-mail ou disponibilização da informação na página principal da Loja Online.
13. Comunicações
13.1. Sem prejuízo de outras formas de comunicação previstas nas presentes Condições Gerais, as notificações efetuadas ao Utilizador que se relacionem com a Loja Online, incluindo eventuais alterações às presentes Condições Gerais, poderão ser efetuadas para os contactos indicados pelo Utilizador (endereço de correio eletrónico, SMS ou contacto telefónico).
13.2. O Utilizador aceita receber toda e qualquer comunicação e/ou notificação relacionada com a Loja Online, para a morada, telefone de contacto e ou endereço de correio eletrónico (“e-mail”) indicados no processo de encomenda.
O Utilizador pode solicitar em qualquer momento o não recebimento destas comunicações e/ou notificações através do Formulário de Contacto ou através da opção “Não receber a Newsletter” inscrita em cada Newsletter.
14. Reclamações e Resolução Alternativa de Litígios
14.1. O Utilizador pode submeter quaisquer conflitos contratuais, aos mecanismos de arbitragem e mediação que se encontrem ou venham a ser legalmente constituídos, bem como reclamar junto da MPN de atos e omissões que violem as disposições legais aplicáveis à aquisição de bens.
14.2. A reclamação deverá ser apresentada no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir do conhecimento dos factos pelo Utilizador, sendo registada nos sistemas de informação da MPN que deverá decidir a reclamação e notificar o interessado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da data da sua receção.
14.3. Alternativamente, em caso de litígio, o Utilizador poderá recorrer a uma das seguintes Entidades de Resolução de Litígios de Consumo:
- CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
www.arbitragemdeconsumo.org - CIMAAL – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve.
www.consumidoronline.pt - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra
www.centrodearbitragemdecoimbra.com - Centro de arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
www.centroarbitragemlisboa.pt - Contratos celebrados na Região Autónoma da Madeira
centroarbitragem.sras@gov-madeira.pt - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
www.cicap.pt - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave
www.triave.pt - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)
www.ciab.pt
O Utilizador poderá ainda recorrer a um sistema de resolução de litígios em linha (RLL), por intermédio da Plataforma ODR (“online dispute resolution”), acessível em https://ec.europa.eu/consumers/odr/main/.
Para mais informações sugerimos a consulta do Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.pt)”
15. Lei Aplicável
O Contrato rege-se pela lei portuguesa.
Data da última atualização: 20 de abril de 2021